Integrando ServiceNow ao Oracle Identity Cloud Service (IDCS)

Integrando ServiceNow ao Oracle Identity Cloud Service (IDCS)

ServiceNow é uma empresa baseada em nuvem que fornece Plataforma como serviço (PaaS) e Software como serviço (SaaS) por meio da plataforma Now em uma arquitetura single tenant, o que significa que cada cliente obtém sua própria instância para executar apps em vez de compartilhar recursos. A empresa é especializada em gerenciamento de serviços de TI (ITSM), gerenciamento de operações de TI (ITOM) e gerenciamento de negócios de TI (ITBM), permitindo que os usuários gerenciem projetos, equipes e interações com clientes por meio de uma variedade de apps e plugins.

ServiceNow pode integrar-se facilmente com outras ferramentas. Neste post, demonstrarei como integrar o ServiceNow ao Oracle Identity Cloud Service – IDCS.

 

Obtenha o certificado de assinatura do Identity Provider (IdP) metadata.

1. Faça logon no Oracle Cloud. Selecione a opção “Identity > Federation”:

2.Acesse o Identity Provider (IdP) metadata em “Download this document

3. Localize e anote o conteúdo entre as tags “ds: X509Certificate”. Este é o certificado de assinatura do IdP.

4.Adicione o “Begin Certificate”  no início e o “End Certificate”  no final do conteúdo do certificado, no editor de texto, e salve o arquivo. Use este conteúdo do certificado posteriormente durante a configuração do SSO no ServiceNow.

Configurando SSO para ServiceNow

1. Acesse ServiceNow como administrador

2. Em “INSTANCE URL”, anote o ID da instância destacada (dev47503). Você precisará dele durante o registro do ServiceNow no Oracle Identity Cloud Service.

3. Clique em “INSTANCE URL” e acesse o ServiceNow como Admin:

4. Pesquise e clique em Plugins no menu de navegação esquerdo

5. Procure por “Integration”. Localize e clique em “Integration – Multiple Provider Single Sign-On Installer”. Clique em “Install”.

6. Será exibido a barra de progresso da instalação

7. Procure por Mult-Provider SSO no menu de navegação esquerdo e clique em Properties

8. Marque Yes para “Enable multiple provider SSO” e “Enable debug logging for the multiple provider SSO integration”. Digite user_name na caixa de texto e clique em “Save”

9. Habilite ExternalAuthentication

10. Clique em Identity Providers no menu de navegação esquerdo e clique em New

11. Clique em SAML

12. Selecione XML na caixa de diálogo “Import Identity Provider Metadata”. Cole o IdP Metadata que você acessou anteriormente, item 4 em “Obtenha o certificado de assinatura do Identity Provider (IdP) metadata”, e clique em “Import”

13. Entre com o nome do Identity Provider e marque a caixa Default

14.Substitua o valor do campo “User Field” por ‘user_name‘ e clique no ícone de pesquisa ao lado de “Single Sign-On Script” e selecione MultiSSO_SAML2_Update1.

15. Substitua o valor de “Name ID Policy” da seguinte maneira: “urn:oasis:names:tc:SAML:1.1:nameid-format:unspecified” e clique em “Submit”

16. Clique no Identity Provider recém-criado, role para baixo e clique em New para adicionar um novo certificado de assinatura.

17. Digite o nome do certificado, cole o identity provider certificate que você obteve do metadados, e clique em Submit.

18. Clique no ícone de informações do identity provider.

19. Selecione Copy sys_id para copiar o sys_id do identity provider.

 

20. Pesquise e clique em users no menu de navegação esquerdo e clique no nome de usuário que deve ser atribuído ao identify provider.

 

21. Localize o campo “SSO Source”, digite ‘sso:‘ e, em seguida, adicione o sys_id para atribuir o usuário ao identity provider e clique em “Update”.

Registre e Ative ServiceNow no Oracle Identity Cloud Service

1. Faça logon no Oracle Identity Cloud Service como administrador.

2. Clique Application e +Add

3. Procure ServiceNow no “App Catalog” e clique em Add.

4. Digite o Instance ID, que você obteve anteriormente no ServiceNow, Tenant e IDCS Domain. Clique em Next, Next e Finish:

5. Clique em Activate e, em seguida, ative o aplicativo

6. Clique na guia Users e atribua o(s) usuário(s) ao ServiceNow no Oracle Identity Cloud Service.

7. Selecione o(s) usuário(s) necessário(s) para fornecer acesso ao App e clique em OK

Verificando o IdP-Init SSO do Oracle Identity Cloud Service e o SLO do ServiceNow

 

1. Faça logon no Oracle Identity Cloud Service com o usuário que você atribuiu ao ServiceNow anteriormente e clique no aplicativo ServiceNow

2. Confirme se o mesmo usuário está conectado ao ServiceNow e ao Oracle Identity Cloud Service.

 

Referências

– Administer SAML user provisioning. Avalilable at https://docs.servicenow.com/bundle/orlando-platform-administration/page/integrate/saml/task/t_AdministerSAMLUserProvisioning.html

– Create a SAML 2.0 configuration using Multi-Provider SSO. Avalilable at https://docs.servicenow.com/bundle/orlando-platform-administration/page/integrate/single-sign-on/task/t_CreateASAML2Upd1SSOConfigMultiSSO.html

– Federando com o Oracle Identity Cloud Service. Avalilable at https://docs.cloud.oracle.com/pt-br/iaas/Content/Identity/Tasks/federatingIDCS.htm

– How to re-enable SAML 2.0 Update 1 after Multi-Provider SSO plugin is installed. Avalilable at https://hi.service-now.com/kb_view.do?sysparm_article=KB0547642

– How to set up SSO Integration with ServiceNow using Oracle Identity Cloud. Avalilable at https://blogs.oracle.com/cloud-platform/how-to-set-up-sso-integration-with-servicenow-using-oracle-identity-cloud

– Oracle Identity Cloud Service – Application Catalog. Avalilable at https://docs.oracle.com/en/cloud/paas/identity-cloud/appcatalog/oraclecloud.html#configuring-sso-for-oracle-cloud

– Update existing SAML 2.0 integration. Avalilable at https://docs.servicenow.com/bundle/orlando-platform-administration/page/integrate/saml/task/t_UpdateExistingSAML2.0Integration.html